domingo, 25 de dezembro de 2016

Bella`s Ayres



Desde  2 de agosto de 2013, o nome do Ayres estampa na placa do  Salão de Beleza, do bairro Santo Elias Mesquita, Rio de Janeiro.  A descendente de 5° geração de  José Fernandes Ayres com Maria Ribeiro Souza Lima, Janaina Ayres, abriu o seu próprio negócio e leva o sobrenome para  além das Minas Gerais. Mas o embrião estava lá na cidade de Pouso Alto...

A moça tem pedigree


Os avós de 5° grau
O blog da Família Ayres vem aqui resgatar o sobrenome dos Ayres na sua história. Bem, comecemos com os seus...  Bem os avós de 5° grau de Janaina, João José de Lima e Silva e Joana Thereza Ribeiro de Lima. Eles foram registrados no Sensu da cidade de Pouso Alto, no ano de 1839. Este é o mais antigo registro da Família Ayres, cedido gentilmente pelo Arquivo Publico Mineiro. Eles ja tinham 3 filhos, Virgolina Balbina de Lima, José de Lima e Joana Tereza Ribeiro. A sua avo de 4° grau, Maria Ribeiro de Lima, que se casaria com José Fernandes Ayres, o Trançador -pai, originando aí o ramo da Família  Ayres,  ainda não havia nascido até esta data.
Joao José de Lima e Silva, seu tatataravô foi um senhor de escravos. Por volta dos anos de 1850  se mudou para a região do Chapeu, hoje bairro da cidade de Baependi e la criou sua família.

Seus avós de 4° grau
José Fernandes Ayres e Maria Ribeiro de Lima.
Seu avo de 4° grau escreveu outra história. Ele foi tropeiro e possuidor de terras na cidade de Caxambu, que segundo contava-se na família ia deste onde é o bairro Trancador, que leva o seu nome até as divisas com a cidade vizinha Conceição do Rio Verde, terras porém perdidas em disputas jurídicas com a família Carneiro.

Seus avós de 3° grau
José Ayres de Lima o Trancador-filho foi agricultor e tropeiro, casado com Gervásia Maria da Conceição. Aqui um Ayres encontrou a ramificação dos "Da Conceição", isto é, ele casou-se com Gervásia Maria da Conceição, que fora filha Sabina Maria da Conceição e  que foi filha de Justiniana Maria de Conceição,  ambas escravas. A partir desse ramo que tem grande representação  na cidade e estado do Rio de Janeiro,  e que leva o nome para as novas gerações. 
Os filhos e filhas:
José Ayres, Silvio Ayres, Josino Ayres, Luiz Ayres,Mercedes Ayres/Soller, Maria Ayres/Rodrigues, Silvia Ayres/Diório, Palmira Ayres, Celia Ayres/Lima Araujo

Seus bisavós 
Seus bisavós moraram em Caxambu. José Ayres (foto)  casou-se de primeira núpcias com Alzira dos Santos Ayres. Ele exerceu a profissão de eletricista, na cidade de Caxambu até se aposentar. Casou-se de segundas núpcias com Arminda Maria Ayres.

José Ayres e Alzira dos Santos Ayres
Seus filhos e filhas:
Geralda dos Santos Ayres, Jane dos Santos Ayres, Eni dos Santos Ayres, Lindenberg dos Santos Ayres.



Seus avós 
Geralda dos Santos Ayres
Seus filhos e filhas
Jorge Ayres 

Seus Pais
Jorge Ayres e Terezinha Goncalves Ayres
Seus filhos e filhas: Jorge dos Santos Ayres, Janaina Ayres, Alexandre Ayres, Adriana Gonçalves Ayres, Anderson dos Santos Ayres Junior.




Mas muitas pequenas, grandes lutas foram sendo travadas antes de Janaína poder abrir o seu próprio salão. Ela trabalhava em eventos e cerimoniais,  quando aconteceu o divorcio, ha 6 anos atras.  Se vendo sozinha para criar os seus 3 filhos, Mariana Ayres Lima, Matheus Ayres Lima e Fernando Ayres Lima, resolveu ampliar suas rendas organizando um salão  de beleza.

O pai como força e inspiração 


Ela começou a administrando um salão de uma amiga e decidiu fazer um curso de cabeleireiro. O conhecimento acumulado serviu de base e experiência para o próximo passo. Assim confessa: "Impulsionada pela coragem e garra que recebi de meu pai, Jorge Ayres, criei o Ayres Bella`s. Criei este nome porque acredito na força  dele. Somos um Salão de bairro. Os serviços prestados são de corte, escovas, mechas, tratamento, alisamento, serviço de estética, manicure e pedicure, além de design de sobrancelha". Ah,  serviço completo de beleza. Bem visto aí na foto. Entra lá no salão  Gata Borralheira, sai Princesa!

Com o impulso de sempre estar se aperfeiçoando e poder dar aos seus clientes um serviço cada vez melhor, cursa atualmente no Instituto L`Oreal profissional, na cidade do Rio de Janeiro. O lema é: "Para melhor se colocar no mercado de trabalho e oferecer bons serviços". No futuro presente ampliar os serviços para outros pontos da cidade. O tempo não pára. Força Janaína!
Passem lá virtualmente! Rua Veronica, 45 Santo Elias, Mesquita, Rio de Janeiro 

Foto:
Mariana Ayres

Nenhum comentário:

Postar um comentário