domingo, 1 de abril de 2018

Uma Caxambu de outro século pelo olhar de Dil Sacramento



Quem passeia por Caxambu talvez nem perceba o quanto a cidade ainda conta história. Alguns casarões ainda estão lá... impávidos, superando a dor do tempo, o gradil das janelas, os detalhes das fachadas... 

A casa da Família Branco situada na Rua Major Penha é uma delas, e a outra situada na Rua Conselheiro Mayrink (1839-1906), nome de uma figura ilustre para a cidade. Mayrink foi deputado eleito para a primeira Assembléia Constituinte da República e, posteriormente, deputado por Minas Gerais. Era banqueiro, e tomou parte em inúmeros empreendimentos, como iluminação e gaz, imprensa, transporte, lavoura,  industria têxtil, usinas e fábricas. A ele a cidade deve melhoramentos como a captação das fontes e a exploração das águas minerais. Em homenagem ao seu benfeitor,  ganhou nome de fonte e rua na cidade de Caxambu.

A cor amarela esta bem combinando com o tempo. Preciosidades como essa que todo caxambuense deveria  admirar e ajudar a preservar, pois são uma das últimas testemunhas do século passado.
Se não fosse os olhos de Dil Sacramento...

Fotos: 
Dil Sacramento para o nosso Blog 

Um comentário:

  1. Olá, estou fazendo um trabalho acadêmico sobre os bens imóveis antigos de Caxambu, MG e gostaria de saber se tem mais informações sobre esta casa?
    Agradeço desde já

    ResponderExcluir